A história do Lema como tenista


Luiz Lema, Tenis em Vila Velha, ES
  • Luiz Alberto Gonçalves Lema iniciou-se no tênis aos 4 anos de idade na escolinha de tênis do Clube de Regatas Flamengo. Começou a competir aos 10 anos de idade, no ano de 1994, sendo já este ano, vice-campeão carioca, finalizando o mesmo ano em 6º lugar.

    Em 1996, já na categoria 11/12, venceu 8 torneios estaduais, sendo vice-campeão em 5, além de vencer uma etapa do circuito brasileiro. Com esses resultados, Luiz terminou o ano como o 1º lugar no ranking estadual, enquanto no ranking brasileiro foi o 22º e 8º em duplas.

    No ano de 1998, além da 1ª colocação no ranking estadual, ocupou a 8ª posição no ranking brasileiro de simples e a 3ڍ posição em duplas, tendo vencido três etapas e sido campeão em duas. Em jogos individuais, foi uma vez campeão brasileiro, duas vezes vice-campeão e chegou a 5 semi-finais. Neste ano, começou a disputar campeonatos sul-americanos, onde alcançou as quartas de final da Copa Gerdau.

    No ano de 2000, também ocupou a 1ª colocação no ranking estadual, mas terminou o ano em segundo, tendo vencido 3 dos 5 torneios que disputou. No ranking brasileiro foi duas vezes campeão em simples e 4 vezes em duplas, terminando o ano em 15º em simples e 4º em duplas. Também se destacou no ranking sul-americano, disputando etapas como o Banana Bowl, COSAT de Lima(Peru), Guayaquil (Equador) e Santiago de Calli (Colômbia), terminando o ano na 14ª posição em duplas e 26ª em simples.

    Em 2001 ocupou a 1ª colocação no ranking carioca e a 12ª no ranking brasileiro, mas ficou impossibilitado de participar dessas competições por falta de patrocínio. Luiz foi também em 2001 campeão brasileiro Interfederações e campeão do campeonato interclubes carioca, jogando pelo Flamengo.

    No ano de 2002 Luiz ocupava a 1ª colocação no ranking juvenil carioca quando se transferiu para o Espírito Santo, onde ocupou a 1ª colocação na categoria 17/18 anos. Neste mesmo ano Luiz começou a disputar a 1ª Classe Capixaba (categoria máxima), onde em seu primeiro ano de participação foi o número 2 do estado.

    Nos 5 seguintes anos Luiz Lema consagrou-se campeão capixaba da primeira classe.